terça-feira, 24 de maio de 2016

CIÊNCIAS-CAP 15 [A COORDENAÇÃO HORMONAL]      COMPLETO
    ESTUDE TAMBÉM NOS SLIDES, ESSE É APENAS O RESUMO DO LIVRO

Hormônios são substâncias produzidas por glândulas.Eles são liberados no sangue e, por meio da corrente sanguínea, levando a locais distantes de sua produção, atingindo outros órgãos e tecidos e levando respostas, que garantem o bom funcionamento do organismo.

A coordenação hormonal e tão importante quanto a coordenação nervosa pois ela influe em muitos aspectos de nossa vida.

O sistema endócrino e o sistema nervoso são os dois sistemas que coordenam a relação entre o ambiente e as funções do corpo.








Existem 3 tipos de glândulas em nosso organismo. As endócrinas, as exócrinas e as mistas.

As endócrinas: liberam hormônios, testosterona[exemplo], para dentro da corrente sanguínea.

As exócrinas: libera substâncias para fora do corpo ou para dentro de cavidades. Apresentam canais para a saída da substância.

Mistas: produz tanto o que as glândulas endócrinas produzem quanto o que as exócrinas produzem. Ex: pâncreas pois produz produz suco pancreático para o intestino delgado e produz insulina e glucagon, que é liberado na corrente sanguínea.

ESTUDAREMOS APENAS AS GLÂNDULAS SUPRARRENAIS, PÂNCREAS E A TIREOIDE.

As glândulas suprarrenais, ficam acima dos rins, liberam adrenalina, com a função de nos ajudar em um momento de tensão ou luta, se assemelha bastante com o sistema nervoso autônomo simpático, lembra?
O efeito da adrenalina faz os corações baterem mais rápido [taquicardia], possibilitando que mais sangue chegue mais rápido nos músculos; aumenta a concentração de glicose no sangue, que possibilita maior disponibilidade de energia para as células nervosas e musculares [a adrenalina promove a rápida transformação do glicogênio [reserva de açúcar], presente no fígado, em moléculas de glicose; aumento na frequência dos movimentos respiratórios [mais oxigênio no sangue]; contração dos vasos sanguíneos da pele [menos sangue na pele e mais nos músculos].

RIÑONES=RIM

Repare que todas essa ações estão relacionadas ao equilíbrio do organismo.



O PÂNCREAS tem a função de regular a quantidade de glicose no sangue. Quando estamos de jejum a glicose no sangue diminui, mas tem hormônios que conseguem manter essa quantia. O nome do hormônio responsável por isso é INSULINA, mas como que ela faz isso?
A insulina absorve a glicose do sangue e leva, em forma de glicogênio, para os tecidos, onde as células serão utilizadas para a obtenção de energia, ou seja, ela facilita a entrada de glicose nas células. Parte da glicose ficará armazenada nas células do fígado e do músculo, sob a forma de glicogênio [união de moléculas formada a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células].

O pâncreas também produz GLUCAGON, outro hormônio que regula a concentração de glicose no sangue. Quando ficamos muito tempo sem comer a concentração de glicose no sangue tende a diminuir, já que as células continuam continuam a consumindo. O pâncreas detecta essa queda da pressão sanguínea e como resposta, ele produz o glucagon. Essa substância age no fígado, forçando o glicogênio a converter-se novamente em glicose. Assim, o açúcar que estava na forma de glicogênio é devolvido ao sangue, regulando a quantidade de glicose no sangue.



O DIABETES é causado pelo excesso ou pela falta de glicose no sangue--resultado:fome, perda de peso, sede, grande quantidade de urina.    OLHE NOS SLIDES DE CIEN-SLIDES 40-42. NOS SLIDES EXPLICA BEM A DIABETES. Não descobriram a cura.


LEMBRE-SE, TUDO EM EXCESSO OU EM FALTA PREJUDICA O ORGANISMO.

A TIREOIDE é uma glândula situada na região do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o metabolismo celular em geral, regulando o ritmo de funcionamento do indivíduo; mais rápido ou mais lento, mas desperto ou sonolento, com menor ou maior gasto de energia e etc. Os hormônios produzidos são chamados de T3 [Triiodotironina] e T4 [tiroxina].
Uma produção excessiva desses hormônios é chamado de hipertireoidismo
Uma baixa produção é chamado de hipotireoidismo.
A falta dessa produção na infância leva ao cretinismo, retardamento físico e mental. Para evitar o médico faz o "teste do pezinho" onde ele tira uma gota de sangue do bebê, examina e descobre se ele tem ou não hipotireoidismo. Se ele tiver o médico irá prescrever tratamentos para aquela criança.

O IODO é uma matéria prima necessária para a produção de hormônio tireoidiano. Se uma pessoa não ingerir diariamente uma quantidade suficiente de iodo, sua tireoide pode aumentar de tamanho, o chamado bócio, ou papeira. Para diminuir a quantia de bócio, foi criada uma lei para adicionar iodo no sal de cozinha.
BÓCIO
Olhe a pág 217 de seu livro, essa glândula, hipotálamo, está explicada no site.

QUADRO DA PÁG 217




Nenhum comentário:

Postar um comentário